Pesquisar neste blog

Caminhada:

quarta-feira, junho 13, 2012

Emagrecer e ter saúde

O título da postagem de hoje pode parecer meio óbvio, emagrecer e ter saúde, porque todo mundo sempre diz que um pouco mais magro certamente terá mais saúde. Mas sinceramente, nem sempre é assim. Ter saúde é ter um corpo robusto, saudável, que funciona direitinho e não adoece. Para isso precisamos de que?! De uma alimentação equilibrada que forneça ao corpo todos os nutrientes (vitaminas, proteínas, sais minerais, gordura, carboidrato, açúcar, etc) na medida certa! 

Se por um lado quantificar a medida certa, ideal, de cada um dos itens é assunto para um nutricionista, nós, leigos porém pensantes, temos uma boa ideia do que é razoável, não é mesmo?!  Considere os alimentos: frutas, carne vermelha, pães, doces e peixes. Você certamente sabe quais deles devem ser consumidos em maior e menor quantidades, com maior e menor frequência! (Veja aqui a pirâmide alimentar) Mesmo que você não saiba exatamente,  seu corpo irá "reclamar" se consumir em excesso ou restrigir um tipo só de alimento!!! 





Fato é que dá SIM para emagrecer sem que esta alimentação equilibrada seja feita. Esta é na verdade a base de muitas famosas dietas restritivas: só carboidrato, só sopa, só frutas, só isso, só aquilo. Sou contra?! Sim, sou. Por que?! Porque eu não quero apenas emagrecer, quero ter saúde, e pra isso tem que ter equilíbrio dos nutrientes. É minha opinião, não precisam concordar.

Alguém pode no entanto argumentar: "Poxa Vivi, mas a dieta 'tal' me faz eliminar tantos quilos em uma semana, então faço ela na primeira semana e depois volto pra RA direitinho". Mas será que essa semana de dieta restritiva (veja aqui uma seleção de postagens relacionadas!) não terá nenhum efeito nas semanas seguintes??? Meu palpite é que o corpo irá reagir de alguma forma a essa restrição NADA NATURAL. Provavelmente assim:


Na Primeira semana o corpo 'pensa': "Que porr... é essa?! Por alguma razão maluca acabaram todos os ……… (item restrito na dieta)….....  da face da Terra! Como é que eu faço para manter essa merd… de corpo funcionando?!" E assim o corpo dá lá seus 'pulos', a custos de saúde!

Quando você volta a comer o tal item proibido, mesmo que moderamente e de forma equilibrada, o corpo logo reage: "Bora lá absorver e armazenar cada gota desta merd…  para o caso de faltar outra vez!!!"

Ou seja, emagreceu, perdeu saúde e pode ser que engorde novamente. Pense Nisso… Beijinhos!